Justificativa

A utilização de veículos autônomos para execução de tarefas em ambientes dinâmicos requer a integração dos conhecimentos em robótica móvel, visão artificial, sistemas de tempo real e agentes autônomos. Esse veículos autônomos podem ser agupados em equipes para a realização de uma tarefa cooperativa, constituindo um sistemas multiagentes .

Os sistemas computacionais autônomos, conhecidos como agentes autônomos [Mae94], aplicados a robôs móveis, permitem dotar estes robôs de habilidades para reconhecer o ambiente onde encontram-se imersos, representar este ambiente, estabelecer objetivo, planejar ações e modificar o ambiente para realização de seus objetivos. Estas habilidades permitem aos robôs móveis realizar tarefas nos chamados ambientes abertos, como por exemplo, inspeção de plataformas de perfuração de petróleo, inspeção de oleodutos, realização de tarefas em ambientes inóspitos, insalubres ou perigosos.

A formação de competências e o domínio desses fundamentos abre perspectivas amplas de futuros desenvolvimentos tecnológicos no estado. Por outro lado, a exploração de um laboratório desta natureza, no curso do desenvolvimento de disciplinas de graduação e pós-graduação, potencializa substancialmente o nível de aprendizado dos alunos.

Os robôs propostos neste projeto, por possuírem arquitetura aberta, não irão se constituir de propriedade intelectual de nenhuma das partes e serão utilizados por ambas, o que possibilitará a criação de disputas futuras no âmbito do estado, com a possível formação de ligas, etc.

.

Projeto AxeBot
Universidade Federal da Bahia
Departamento de Ciência da Computação
ContatoErrosSugestões e comentário

 

O PROJETO